• Bruna Alencar

A importância do Profissional de Educação Física na Saúde Populacional


Atividade física com hipertensas e diabéticas

Este artigo provavelmente deve ser o mais longo que escrevi e que escreverei aqui. Mas peço que leia todo, é muito importante e o torna quase um apelo e desabafo.


Em 2016 apresentei um resumo científico em um congresso, o qual tive a felicidade de ganhar um prêmio como melhor trabalho sobre o tema Formação e Atuação do Profissional de Educação Física, posteriormente publicado na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.


Neste trabalho fiz uma pesquisa com 50 colegas na área, os quais eram atuantes na área escolar. Pude mostrar com isto o quanto o professor de educação física é desvalorizado pelos os outros professores na escola e pelo governo. Mas isto não é só na área escolar, é além.


Este artigo mostra UM DOS objetivos do qual me incentivou a criar este site, que é mostrar o quão importante minha profissão é para a população. Eu consigo admirar todas as profissões da área da saúde, muitos são colegas inquestionáveis os quais trabalhamos de forma multiprofissional. Um depende do outro, e é isto que também quero mostrar, não uma concorrência desnecessária.

Por exemplo, diversos alunos - neste caso serão chamados de pacientes - na academia que chegavam para mim eram encaminhados por fisioterapeutas para que eu montasse o fortalecimento muscular deles, mas antes destes pacientes chegarem a um fisioterapeuta eles tiveram que procurar um médico para que pudesse identificar seu problema. É um trabalho em conjunto, dependendo de cada caso.

Vamos a outro exemplo, infelizmente as pessoas - ainda - só resolvem começar a praticar exercícios físicos quando o médico manda elas fazerem isto. Então, os médicos os encaminham para nós, os profissionais de educação física, únicos profissionais responsáveis em prescrever exercícios físicos.


Mas este encaminhando pode e deve ser reverso. Depois da nossa entrevista padrão com algum aluno, eu com o passar da convivência com ele nos treinos preciso ser observadora o bastante para identificar alguns tipos de problemas na sua saúde. Neste caso, eu sou a profissional que irei encaminhar a outros profissionais da área da saúde, sejam médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos (este encaminhamento é sempre um pouco mais delicado de lidar, mas importante).


Sem dúvida o profissional master na área da saúde é o médico, são eles os primeiros a serem procurados quando algo não está bem e são eles os mais escutados. Mas você não deve achar que eles sabem tudo, é sempre bom lembrar que cada profissão tem seu grau de conhecimento e suas especificidades.


Isto me lembra algo que publiquei em uma das minhas redes sociais:

Queridos médicos aqui presentes

Faz parte do seu trabalho indicar atividade física, se assim julgarem necessário.

Não compete a vocês prescreverem exercícios físicos.

Obrigada

Isto porque uma mãe quis seguir as más orientações de um mal médico em relação a sua filha, no qual ele quis prescrever exercícios que nitidamente a filha não poderia realizar pela sua condição de saúde e barrar outras modalidades que estas sim ela poderia fazer, e eu intervir fervorosamente (isto quer dizer que usei embasamentos científicos para contradizer o médico) às orientações dele e a mãe me respondeu vou fazer o que o médico disse e pronto. E isto não foi um caso isolado, nós nos deparamos de vez em quando com prescrições de exercícios vindo de médicos, mas ainda são poucos os colegas que vi ao meu redor que se defenderam.


O melhor foi o comentário de uma médica na postagem Ainda bem! Já eh difícil prescrever as coisas q eu estudo, imagina as q eu nunca estudei kkkkkk da-lhe”. Perfeito comentário! Mas, maus profissionais há em qualquer lugar, e isto não deveria desmerecer toda uma classe profissional.

Acredito que normalmente quando as pessoas procuram a medicina, é porque já desconfiam que algo não está bem com elas, para ser tratada de alguma doença.

Acredito que normalmente quando procuram um fisioterapeuta é para ser tratado suas dores, posturas, entre outros.

Acredito que normalmente quando procuram nutricionistas é porque estão se achando obesos ou porque o médico já as encaminhou.

Normalmente quando nos procuram é por estética, ou por doença e encaminhamentos.

Nós, evitamos que você tenha visitas constantes em hospitais, o que estou tentando dizer é que a Educação Física te mantém saudável.

Nós, te ajudamos a prevenir sua saúde. Claro, não podemos evitar casos inesperados e naturais, mas com certeza somos responsáveis em que o seu processo de envelhecimento seja o mais leve possível. Mas para tal é necessário que confie em nós.


Para completar esta leitura, veja o artigo onde dou dicas para identificar maus profissionais na academia.


Referência:

ALENCAR, B. F. L. et al. A desvalorização do profissional de educação física na escola: Mito ou Realidade? Brazilian Journal of Physical Activity and Health 21 (Suplemento 1):329, 2016.

0 visualização
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.