• Bruna Alencar

Academias abertas durante a Pandemia


Os locais de promoção de atividades físicas foram dadas como serviços essenciais neste período de pandemia. E sim, é! Mas, seria uma estratégia inteligente abri-las ao público neste momento tão incerto?


Eu, pessoalmente, sou contra, até todos os pontos serem bem analisados. Mas também penso que do jeito que está não dá para ficar, já fazem 7 meses desde o primeiro paciente contaminado no Brasil, e nenhuma cura descoberta. E se não houver nenhuma vacina? Diversos profissionais ficariam sem sua renda. Além que, iria iniciar novas epidemias no mundo, a da obesidade (o que já é), o índice de doenças mentais aumentariam, e de diversas outras doenças causadas pela inatividade física e sedentarismo. E sabemos que para muitas pessoas, treinar em casa nem sempre é estimulador.


Então, para a preservação de sua saúde, te trago algumas perguntas, um teste para saber se onde você está treinando estão preocupados com você.

As perguntas são baseadas nas Normas e Condutas que devem ser implementadas pelos profissionais e estabelecimentos que oferecem atividades físicas, encontradas em uma cartilha elaborada pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª região, onde eles se baseiam nas diretrizes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). Então vamos lá (coloque o celular em modo paisagem se estiver lendo isto por ele)...

Ainda há muitas perguntas sem respostas para a doença Covid_19, por causa disso, não foi encontrando uma cura ainda, apesar de haver em alguns estudos com resultados promissores. Então, estas medidas (encontradas no teste) não são 100% seguras, são usadas para minimizar o risco de contágio. Sendo uma solução para que você continue mantendo seu sistema imunológico resistente através de exercícios físicos, e os donos desses espaços e profissionais que neles trabalham não percam sua renda salarial.


Mas, o descumprimento desses cuidados só resulta o contrário, no contágio e mais tempo na tentativa de controlar o vírus na população. Não basta existir tais normas se não seguirem. Por mais que os locais de atividade física sejam essenciais, é preciso haver estratégias pautadas no técnico-científico e, principalmente, na colaboração da população.


Além disso, você tem questionado a gestão do local onde treina se:


· Tem havido troca dos filtros de ar dos ares-condicionados, exigidos por legislação?

· Se eles limpam corrimãos de escadas a cada aula?


Colabore, quanto mais colaboração, mais rápido todos voltaremos às nossas vidas de antes e a economia não sofrerá mais do que já está.


Achou esta publicação importante, compartilhe com mais pessoas. Obrigada!

37 visualizações
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.