• Bruna Alencar

ACADEMIAS ABERTAS NA QUARENTENA



É fato que precisamos de exercícios físicos para nos ajudar a manter nosso organismo forte contra diversos patógenos, mostrei isto em outras postagens aqui.

Isto não quer dizer que você precisa urgentemente ir à academia. Uma rotina de Exercícios físicos básicos em casa já são o suficiente para manter seu organismo vigilante. Se é estética que você está pensando, também dá para manter parte da sua beldade toda em casa.

Estou falando sobre as justificativas que estão usando, inclusive colegas da profissão, que é necessário ir para a academia para o organismo ficar imune do covid-19. Não estou falando de vários profissionais voltarem ao trabalho. Não estou falando sobre as pessoas quererem sair de casa para ver/paquerar/admirar pessoas na academia. Falo sobre seu sistema imune ficar preparado.

Na academia há trocas de fluídos corporais, e fora academias "de bairro", a maioria das médias à grandes academias não há circulação de ar, são usados ar condicionados no ambiente, outro grande vilão na proliferação de microorganismos. Os cuidados deveriam ser triplicados a cada treino:

· As máscaras iriam atrapalhar a respiração, já que exercícios físicos aumentam a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio;

· As máscaras deveriam ser trocadas a cada 20 minutos, pois já estariam úmidas pelo seu esforço em captar oxigênio e devolver gás carbônico (dióxido de carbono - CO2);

· Para cada aparelho que usar, deverá lembrar que deverá limpar com álcool 70% ou mais (o que na verdade, é um hábito desde sempre, ou deveria ser. Você tem este hábito?);

· Você deverá controlar para onde os pingos do seu suor está indo, assim como se desviar dos demais, para que eles não acabem nos seus olhos, boca ou nariz. Você consegue fazer isto?

· A forma menos invasiva de voltar a treinar na academia seria você ter um treinador particular. Aqui onde moro, nós temos um acordo da aula ser no mínimo R$ 50, se você quiser treinar 3 vezes na semana, o valor fechado no final do mês fica em torno de R$ 600 (valor do auxílio emergencial). Você tem este valor em um momento tão crucial financeiramente?

Vale a pena?

Mais vale contratar um profissional de educação física para montar teu treinamento em casa e manter os hospitais livres para quem realmente precisa, do que ir para a academia e correr mais riscos. Não acha?

28 visualizações
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.