• Bruna Alencar

Afinal, por que suamos?



Bom, basicamente suamos para regular a temperatura do nosso corpo. Nós temos uma temperatura média corporal normal de 36,5ºC, e quando praticamos alguma atividade física mais exaustiva e/ou prolongada ou estamos em um local muito quente esta temperatura sobe, então suamos que é para que esta temperatura se regule.

A quantidade de liberação do suor varia de pessoa para pessoa, já as pessoas obesas tendem a liberar mais suor.


É comum acharem que QUANTO MAIS ESTIVER SUADO, MAIS GORDURA PERDEU durante um treinamento. Mas NÃO, não significa isto, apenas que você liberou água, juntamente com eletrólitos por causa do esforço que fez.



ELETRÓLITOS são minerais que temos no nosso corpo, como o potássio, sódio e cloro, presentes na nossa urina e sangue. São ajudantes na distribuição e regulação da água pelo nosso corpo e tem papéis importantes no equilíbrio dele. O rim é o principal órgão na regulação no volume de líquidos corporais.


Você consegue repor os eletrólitos quando bebe água e quando se alimenta. Então, se hidrate quando estiver praticando exercícios físicos, a desidratação atrapalha no seu rendimento. E durante o dia continue a hidratação, principalmente quando ele estiver mais quente. Escolha sempre roupas claras e mais leves para se exercitar.

E bons treinos!


Referências:


STIVANIN, S.C.B. Desequilíbrio eletrolítico: sódio, potássio e cloro. Seminário apresentado na disciplina Transtornos Metabólicos dos Animais Domésticos, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. 10p.

BAKER, Lindsay B. Sweating Rate and Sweat Sodium Concentration in Athletes: A Review of Methodology and Intra/Interindividual Variability. Sports Medicine, 2017. Disponível em [https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs40279-017-0691-5].

24 visualizações
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.