- Bruna Alencar
Como que pular corda pode diminuir riscos de doenças?

Seja em qualquer idade, pular corda sempre vai ser divertido. E saudável!
Não só previne osteoporose, como ajuda a emagrecer. Mas é claro que há suas restrições, por isto, vamos falar mais do grupo juvenil neste post. Então, você que tem filhos, o conselho é ler até o final. :D
A obesidade é um caso sério, temos visto muitos dos jovens hoje em dia com doenças ditas de adultos, como a diabetes tipo II e hipertensão, dois riscos para doenças no coração. Além que a obesidade influencia no rendimento escolar. Então, que tal tirarmos um pouco o celular das mãos dos pequenos e colocarmos uma corda durante 50 minutos?
“CINQUENTA MINUTOS, Bruna? Como assim?
Calma, vou explicar!
O pesquisador Jum Kim e seus outros colegas pesquisadores, convidaram meninas que estavam pré-hipertensas e obesas a praticarem 50 minutos de pular corda durante várias semanas, 12 para ser mais exata. Calma, não foi 50 minutos de uma vez só.
E olha só a conclusão que eles chegaram. A atividade de pular corda conseguiu fazer com que as mocinhas reduzissem seus riscos de doenças no coração e ainda ajudou MUITO nas tarefas escolares, aumentando o rendimento delas em sala de aula.

Para ser mais detalhista, os resultados que eles encontraram foram:
· Redução da gordura corporal;
· Redução da circunferência da cintura, ou seja, menos risco de doenças no coração;
· Diminuição da pressão arterial, ou seja, menos risco de hipertensão;
· Redução da glicemia e níveis de insulina, ou seja, menos risco de diabetes tipo II.
E aí, depois desta, até você “grandão (ona)” vai querer uma corda em casa, né?!
☆
Referências:
KIM, J. et al. The effects of a 12-week jump rope exercise program on body composition, insulin sensitivity, and academic self-efficacy in obese adolescent girls. Journal of Pediatric Endocrinology and Metabolism, v. 0, n. 0, 9 dez. 2019.
WHO, W. H. O. WHO | Physical activity and young peopleWHO. [s.l.] World Health Organization, 2015.
WHO, W. H. O. Obesity and overweight. Disponível em: <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight>. Acesso em: 11 dez. 2019.