• Bruna Alencar

Como que pular corda pode diminuir riscos de doenças?



Seja em qualquer idade, pular corda sempre vai ser divertido. E saudável!

Não só previne osteoporose, como ajuda a emagrecer. Mas é claro que há suas restrições, por isto, vamos falar mais do grupo juvenil neste post. Então, você que tem filhos, o conselho é ler até o final. :D


A obesidade é um caso sério, temos visto muitos dos jovens hoje em dia com doenças ditas de adultos, como a diabetes tipo II e hipertensão, dois riscos para doenças no coração. Além que a obesidade influencia no rendimento escolar. Então, que tal tirarmos um pouco o celular das mãos dos pequenos e colocarmos uma corda durante 50 minutos?


“CINQUENTA MINUTOS, Bruna? Como assim?

Calma, vou explicar!


O pesquisador Jum Kim e seus outros colegas pesquisadores, convidaram meninas que estavam pré-hipertensas e obesas a praticarem 50 minutos de pular corda durante várias semanas, 12 para ser mais exata. Calma, não foi 50 minutos de uma vez só.


E olha só a conclusão que eles chegaram. A atividade de pular corda conseguiu fazer com que as mocinhas reduzissem seus riscos de doenças no coração e ainda ajudou MUITO nas tarefas escolares, aumentando o rendimento delas em sala de aula.


Para ser mais detalhista, os resultados que eles encontraram foram:


· Redução da gordura corporal;

· Redução da circunferência da cintura, ou seja, menos risco de doenças no coração;

· Diminuição da pressão arterial, ou seja, menos risco de hipertensão;

· Redução da glicemia e níveis de insulina, ou seja, menos risco de diabetes tipo II.


E aí, depois desta, até você “grandão (ona)” vai querer uma corda em casa, né?!


Referências:

KIM, J. et al. The effects of a 12-week jump rope exercise program on body composition, insulin sensitivity, and academic self-efficacy in obese adolescent girls. Journal of Pediatric Endocrinology and Metabolism, v. 0, n. 0, 9 dez. 2019.

WHO, W. H. O. WHO | Physical activity and young peopleWHO. [s.l.] World Health Organization, 2015.

WHO, W. H. O. Obesity and overweight. Disponível em: <https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight>. Acesso em: 11 dez. 2019.

  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.