• Bruna Alencar

Importância da Exposição controlada ao Sol


Com isto de ficar só em casa em época de quarentena não se esqueça de ir na janela, no jardim, na área da casa por alguns minutos durante o dia. Por quê? Vitamina D!

A luz solar é responsável por 80% a 90% da vitamina D que nosso organismo absorve. Esta vitamina está envolvida no combate de diversas doenças crônicas não transmissíveis. Há quem diga que é uma terapia ou profilaxia fácil e barata no que diz respeito a Gripe.

Há hipóteses que ela também retarda o envelhecimento, consequentemente, diminuindo as probabilidades de doenças relacionadas à idade, como doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, osteoporose e doença cardiovascular.

Há indícios também que a vitamina D diminuiu o risco de ter depressão e a combate. Não há mecanismo específico para explicar como a deficiência de vitamina D pode gerar doenças afetivas, como a depressão. Mas ela age em mecanismos do cérebro, que desempenham um papel na regulação das emoções. Esta vitamina regula os níveis de serotonina, um dos hormônios conhecidos como da Felicidade. E em seus níveis mais baixos pode levar a depressão, a vitamina D ajuda a regular este nível hormonal, desde que seu organismo não tenha a deficiência dela. Então, bota a cara no sol!

Referências: BERRIDGE, M. J. Vitamin D deficiency accelerates ageing and age-related diseases: a novel hypothesisJournal of PhysiologyBlackwell Publishing Ltd, , 15 nov. 2017.

GRUBER-BZURA, B. M. Vitamin D and influenza—Prevention or therapy?International Journal of Molecular SciencesMDPI AG, , 16 ago. 2018.

PITTAMPALLI, S. et al. Does Vitamin D Deficiency Cause Depression? The Primary Care Companion For CNS Disorders, v. 20, n. 5, p. 0–0, 18 out. 2018.

0 visualização
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.