• Bruna Alencar

Não fique em Casa em Época de Coronavírus, entenda...


Hoje eu vi compartilharem em grupo a fala de um profissional da saúde defendendo que devemos (pessoas mais jovens) ir para às ruas e nos contaminar, ele usou a justificativa imunológica que precisamos nos expor para criarmos imunidade contra este tipo de vírus.


O que vou (eu, Bruna) dizer aqui é exclusivamente minha opinião pessoal e fazendo uso do básico-do-básico sobre o estudo de Imunologia:


1. Eu concordo quando ele diz que devemos nos expor para adquirirmos certa imunidade ao vírus. Não é a toa que pais devem permitir os filhos ainda crianças de serem mais “porquinhos”;


2. Quando foi que você fez um check-up? Você aí está certo que não tem nenhum distúrbio em sua saúde? E nem sempre os hemogramas vem realmente completos, ele é interpretado muitas vezes junto com as queixas que você leva até o seu médico. Exames imunológicos específicos não são exames de rotina, muito menos no SUS (utilizado pela grande massa do país);



3. Apesar de ter razão no item 1, ele se esqueceu de se perguntar e pesquisar se o Brasil tem a infraestrutura, mão-de-obra, equipamentos, materiais de consumo para exames, ou coisas básicas como lençóis para os leitos e/ou materiais de higiene. Estive vendo uma notícia que o Brasil tem mais leitos que o França e Itália (locais com mais casos que aqui), mas são leitos, cama todos devem ter em sua casa (infelizmente nem todos). Mas sabemos da realidade da saúde pública, que não é de hoje. E parabenizo hoje o que o Ministério de Saúde está fazendo diante desta pandemia.



Como uma mulher da ciência, cientista júnior (vamos dizer assim), sei que devemos avaliar diferentes variáveis (dados) para se obter um único ou diferentes resultados. Mas dificilmente vamos avaliar apenas uma única variável e tornar ela um fato.


Então, discernimento é muito importante em momento de crises (principalmente).


Então, de acordo com os itens acima e com o caos que está ocorrendo pelo mundo, sem a descoberta de uma vacina ou um tratamento eficiente, você acredita que é melhor irmos para a rua nos contaminar e corrermos o risco de não ter nem leito e muito menos um equipamento para nos ajudar a respirar? Correndo o risco de chegarmos a óbito com menos de 30.


Fica a reflexão!

  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.