• Bruna Alencar

Obesidade X Empoderamento


O amor próprio é lindo, necessário e deve ser descoberto por todos.

Acho maravilhoso as pessoas se aceitaram, se amarem e eu incentivo sempre aos meus alunos ou pacientes.


Mas quando isto ultrapassada o limite não é mais empoderamento, é irresponsabilidade social. Obesidade é coisa séria, é uma condição multifatorial, É UMA DOENÇA.


Atualmente tenho visto esta doença ser usada como um modo de mostrar às pessoas que é algo legal e bonito e motivo de luta. Mas não deve ser confundido a luta pela cor da pele, pela sexualidade, pelo amor próprio, pela condição socioeconômica com em querer ser/estar doente e passar esta ideia para as outras pessoas, e principalmente aos jovens em formação e concretização de seus ideais.


Você pode dizer "a vida é da pessoa, ela que se cuide e você que cuide da sua Bruna". Beleza, mas Obesidade é um problema de saúde pública atual. E não se pode tapar o sol com a peneira, quando achamos que não atinge a todos, é totalmente o contrário. A gordura é uma inflamação, a pessoa obesa vive 24h inflamada, a obesidade pode causar outras doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, aterosclerose, Depressão e muitas outras. E durante a gestação, aumenta o risco de complicações à mãe e ao feto, além de que o bebê tem enormes chances de ser um adulto também obeso, passando por doenças ditas de adultos já na infância.


Não estou em nenhum momento falando que deve seguir os “padrões atuais de físico”, o famoso peitão, bundão, coxão e abdomen sarado, porque isto pode gerar tanta doença quanto também. Mas tentarmos permanecer nos limiares de saúde.


Podemos usar este amor próprio e lembrar que ele serve para nos colocar em primeiro lugar, e que envelhecer mais saudável é o melhor para toda uma população.


Referências:


AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. ACOG Committee opinion no. 549: obesity in pregnancy. Obstetrics and gynecology, v. 121, n. 1, p. 213–7, jan. 2013.


AUDAIN, Keiron; LEVY, Louis; ELLAHI, Basma. Sugar-sweetened beverage consumption in the early years and implications for type-2 diabetes: A sub-Saharan Africa context. Proceedings of the Nutrition Society, 2019.


BUCHER DELLA TORRE, Sophie; KELLER, Amélie; LAURE DEPEYRE, Jocelyne; et al. Sugar-Sweetened Beverages and Obesity Risk in Children and Adolescents: A Systematic Analysis on How Methodological Quality May Influence Conclusions. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 116, n. 4, p. 638–659, 2016.

  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.