• Bruna Alencar

Parabéns Profissionais de Educação Física



E neste Dia do Profissional de Educação Física (PEF), venho compartilhar um ótimo ganho (atrasado) para a profissão. Já era hora desse reconhecimento (no mínimo) a nós, já era hora de mostrarem que nós, PEFs, devemos estar dentro de hospitais e postos de saúde e não colocarem outro profissional de uma área diferente para fazerem o nosso trabalho.

No estado onde moro não há PEF designados neste setor, não é uma realidade, mas isso precisa mudar, porque não adianta sair em documento e não haver a prática. Tenho orgulho em dizer que eu me meti em um estágio dentro do Hospital Pediátrico (obrigada ao professor da graduação por me permitir essa experiência s2) durante a graduação, mas a maior pergunta era "Quem vai me instruir lá dentro?", pois é, como já disse, isto não é uma realidade por aqui. Mas para minha surpresa, quando eu já havia conseguido estar lá dentro, havia um PEF "emprestado" do setor da educação e não da saúde do município, sabe por quê? Porque nos concursos públicos da saúde não abrem vagas para nós.

Eu tentei ir além neste estágio, conhecer a estrutura, o ambiente, rotina das crianças, as alas [...]. E para minha outra surpresa, lá havia atividades físicas, voltadas ao bem-estar, para funcionários e pais das crianças, mas quem ministrava eram fisioterapeutas. Oi?

E sim, o ensino do PEF tem que mudar em muitas instituições. É preciso de investimento na educação, é preciso formar profissionais capacitados, e é preciso ter profissionais comprometidos com a população.


Mas eu pergunto: até quando isto? Até quando vão deixar nos substituírem nos hospitais, postos de saúde, forças armadas, escolas. Até quando, Brasil? Só queremos o que é nosso por direito. RESPEITO!


Obrigada

#PEF #CONFEF #educaçãofísica #saúde

  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.