• Bruna Alencar

Razão Cintura Estatura

Atualizado: 30 de Dez de 2019



Eu já falei aqui sobre o IMC (Índice de Massa Corporal), lançado há muito tempo pela Organização Mundial da Saúde para mostrar o quão são os riscos de doença no coração você tem, de acordo com seu peso e sua estatura. Mas ele é limitado a pessoas sedentárias, gerando conflitos em pessoas que são ativas, principalmente aquelas que treinam musculação, e confusão também sobre a classificação de obesidade e sobrepeso, sem contar que é separado por idade em uma tabela padrão.


Vim hoje então falar sobre a RCE. Que serve para medir os riscos de doenças no coração – assim como o IMC – mas dando um valor indireto de gordura visceral, ou seja, aquelas gorduras que ficam em volta dos seus órgãos. É um modo muito prático de você mesmo está sempre ligado na sua saúde e muito mais fácil de interpretar.

Você precisa apenas da medida da circunferência (fita métrica passando em volta, como se fosse um cinto) da sua cintura (a parte mais fina do seu abdome, ou a linha logo abaixo da sua última costela) e da sua estatura/altura. Os valores devem estar sempre em centímetros. Por exemplo:


68cm de cintura ÷ 160cm de altura = 0,4


Se os resultados forem acima de 0,5 (%), isto quer dizer que há um maior risco de doenças cardiometabólicas, ou seja, no coração.


O melhor deste método é que pode ser usado tanto em crianças a partir de 5 anos até adultos. Já na fase “Idosa”, ainda necessita mais estudos que comprovem a eficácia.


Para que o valor deste resultado esteja sempre abaixo de 0,5, é preciso manter uma alimentação balanceada com parceria de exercícios físicos periodicamente.

É isto, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, ou sobre qualquer outro relacionado a exercícios físicos, comenta neste post ou entre em contato comigo. 😊


Referências:

Yoo, Eun-Gyong. Waist-to-height ratio as a screening tool for obesity and cardiometabolic risk. Korean Journal of Pediatrics 2016;59(11):425-431.

PROEP-BR. Bateria de Testes: Razão cintura estatura (RCE). Disponível em [https://www.ufrgs.br/proesp/bat-teste-relacao-cintura-estatura-rce.php].

31 visualizações
  • alencar-facebook
  • alencar-instagram
  • alencar-youtube

© 2019 - Bruna Alencar: Exercícios Físicos e Saúde. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por ADX.